Artigo: A aplicação da IA na produção de álcool e açúcar

Compartilhe esta notícia:

Por: Marcus Rogério de Oliveira*, Luciana Aparecida Ferrarezi**, Patrícia Gonçalves Primo***

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores ao redor do mundo, e a indústria de produção de álcool e açúcar a partir da cana-de-açúcar não é exceção. Em meio aos vastos canaviais onde as folhas verdes dançam com o vento, um novo aliado surge de maneira decisiva: os modelos de aprendizado de máquina. Estas ferramentas de IA estão revolucionando a maneira como tratamos os Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), resultando em colheitas mais produtivas e rentáveis e sustentáveis.

O aprendizado de máquina é um ramo da IA que permite aos computadores aprenderem a partir de dados e realizarem previsões sem serem explicitamente programados para tal. No contexto da agricultura de cana-de-açúcar, os modelos de aprendizado de máquina são treinados para prever os níveis de ATR a partir de variáveis como a condição do solo, as condições climáticas, o tempo de maturação da cana e os métodos de colheita. Estes modelos se tornam, assim, um importante fator de previsibilidade em um ambiente de muitas variáveis.

A otimização dos níveis de ATR é fundamental para as usinas de cana-de-açúcar. Uma maior quantidade de ATR significa que mais açúcar pode ser extraído de uma quantidade específica de cana, aumentando a eficiência da produção. Ao predizer os níveis de ATR utilizando dados, os modelos de aprendizado de máquina podem permitir que os agricultores atinjam o momento ótimo de plantio e colheita, melhorando a qualidade do produto final e reduzindo o desperdício.

Os benefícios econômicos, que podem ser substanciais, vem do fato de que é possível aumentar a eficiência, produzindo mais álcool e açúcar a partir de uma quantidade menor de cana, reduzindo assim custos e aumentando a rentabilidade. Além disso, a previsibilidade fornecida pelos modelos de IA pode permitir uma melhor gestão de riscos, pois as usinas e os produtores podem fazer planejamentos mais precisos, evitando surpresas que poderiam causar perdas financeiras.

Neste contexto de inovação na produção de álcool e açúcar, o Centro de Estudos e Desenvolvimento em Inteligência Artificial da Fatec de Taquaritinga tem desenvolvido e testado diferentes modelos de aprendizado de máquina para prever e otimizar os níveis de ATR que se baseiam em dados reais e aplicações práticas.

A inovação trazida pela IA pode redefinir de maneira bastante positiva o cenário da produção agrícola em nossa região. O trabalho desenvolvido no Centro de Estudos e Desenvolvimento em Inteligência Artificial da Fatec de Taquaritinga com a aplicação de modelos de aprendizado de máquina não é apenas um avanço técnico, mas uma proposta de mudança de paradigma que ressalta a sinergia entre a natureza, os dados e a tecnologia. A cana-de-açúcar reflete perfeitamente essa combinação de domínio natural e avanço tecnológico. A revolução da IA na produção de álcool e açúcar já não é mais um prospecto do futuro, mas uma realidade emergente. E Taquaritinga, através do trabalho da Fatec, está liderando esse caminho rumo ao futuro mais produtivo e sustentável.

* Marcus Rogério de Oliveira, Professor da Fatec, é mestre em Ciência da Computação pela USP e doutor em Biotecnologia pela UFSCar.

**Luciana Aparecida Ferrarezi é Diretora de Fatec de Taquaritinga. Doutora em Educação Escolar, Mestre em Educação Matemática e Graduada em Matemática pela Unesp e funcionária e professora da Fatec desde 1994.

***Patrícia Gonçalves Primo, professora da Fatec desde 1997, é Mestre em Matemática Aplicada pela UNICAMP. Bacharel em Matemática pela UNESP.

****Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: